quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ensaio

Oi gente, eu vou falar sobre o ensaio! Aliás, muitos não foram ontem.  
Nossa turma vai fazer o panelaço, a coreografia da música Jorge Maravilha”, e também vamos cantar a música “Pra dizer que não falei das flores”. Depois iremos entregar cartões escritos “cantem", ''pensem'', ''dancem”, entre outros. Teremos muitas atrações! Vai ter outro ensaio outro dia. 

Handebol

Pessoal, está chegando o dia dos jogos de handebol feminino. Irá ocorrer daqui a uma semana e meia. 
Estamos muito nervosas, bom eu acho! Pelo menos eu estou nervosa, tomara que seja bem tranquilo, porque é a primeira vez que nós vamos competir pela escola. 
Pessoal, não esqueça de torcer por nós, contamos com sua colaboração.

Dicas de livros


Bom, como eu sei que muita gente gosta de ler (vocês gostam, né?), resolvi dar umas dicas de livros que eu (Imenes) já li.
  • O diário de Anne Frank- Mirjan Pressler
Este livro é uma edição que traz na íntegra o diário de Anne Frank, com todos os trechos que seu pai cortou para a publicação de 1947, já tão conhecida e lida. É comovente descobrir que mesmo no contexto tenebroso do nazismo e guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer lugar e tempo. Anne Frank registrou admiravelmente a catástofre que foi a Segunda Guerra Mundial. Seu diário está entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa tenra e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.

  • O vendedor de sonhos- Augusto Cury
Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco?

  • A menina que não sabia ler- John Harding
  • Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia encontra a biblioteca proibida da mansão e passa a devorar os livros em segredo. Porém, existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?'
  • A menina que roubava livros- Markus Zuzak
  • Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

domingo, 21 de outubro de 2012

Dever de Casa.

Os pronomes pessoais nas frases - 1
Clica sobre o espaço em branco que queres completar. Escolhe um dos pronomes pessoais que se te apresentam. Também podes clicar a tecla "?" para obter uma pista. Atenção perderás pontos se clicares "?". Clica a tecla "verificar" para veres as tuas respostas corretas.
   as      las      lhe      lho      me      o      te   
a) A Leonor encontrou- [?] no supermercado e disse- [?] quando chegou a casa.
b) As bonecas sempre  [?] encantaram. Quando era pequena guardava- [?] num armário e à noite ia vê- [?] antes de  [?] deitar.
c) No dia de anos da Fernanda, o pai ofereceu- [?] um livro com gravuras bonitas. Eu já  [?] vi e gostei muito. Quando o meu irmão fizer anos talvez  [?] ofereça se não for caro demais.

   conosco      me      mim      Nós      se      si      ti   
a)  [?] gostamos muito de  [?], porque é uma pessoa simpática e muito alegre.
b) Queria que vocês viessem  [?] à festa.
c) A  [?] não  [?] agrada nada o que  [?] está a passar na turma. E a  [?]?
  
   convosco      me      mim      nos   
a) Hoje caiu, de repente, uma chuvada que  [?] abrigou - [?] a ficar no portal de uma casa.
b) Sei que a tua mãe falou de  [?] à professora de matemática no dia da reunião.
c) Gostaria de ir  [?] ao passeio de fim de semana, mas não sei se os meus pais  [?] deixarão ir.

   ela      ele      Eu      nos      ti      vocês   
a)  [?] e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para   levar ao cinema, mas  [?] anda muito ocupada.
b) Soube que  [?] vieram a minha casa, mas só percebi mais tarde.
c) Foi a [?]  que o Francisco convidou para ir à festa com  ?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Clube Da Leitura!

"Este espaço é para você resenhar sobre os livros sugeridos, opinar e aprender!"

"A Caixa de Pandora"

Havia um titã chamado Epimeteu, ele tinha uma tarefa, distribuir dons aos animais. Após o término da tarefa não tinha sobrado nada para os homens, com pena, Epimeteu, deu-lhes o fogo sem Zeus saber. Como castigo, Zeus, deu-lhe uma bela mulher chamada Pandora, ela era perfeita, pois cada deus tinha lhe dado um dom. Quando Epimeteu a viu ficou apaixonado e eles se casaram. 
Um dia varrendo a casa, Pandora viu uma caixa que Epimeteu a havia proibido de abrir, de dentro da caixa ouviu uma voz pedindo ajuda. Curiosa, Pandora abriu um pouco a caixa e de lá saíram várias criaturas, a Velhice, o Trabalho, a Doença, a Loucura, a Mentira e muitos outros, que a atacaram com mordidas e ferroadas. Chegando em casa Epimeteu viu pandora no chão, assustado perguntou-lhe o que ouve, ela pediu desculpas por ter aberto a caixa. De repente Pandora ouviu aquela voz de novo, quando ela olhou, viu uma brilhante criatura, a Esperança, pois enquanto tivera a esperança não precisaram temer misérias e nem desgraças.

Enviado pela aluna: Maria Luiza Montenegro. 

Intercolegial

Várias turmas estão se preparando para o intercolegial, aqui estão as tarefas: xadrez, corrida, salto, pulo com vara, revesamento, entre outros. As pessoas estão treinando muito para ganhar pelo menos uma rodada, eles estão saltando o mais alto possível, correndo cada vez mais rápido, e revesando sempre as regras. Se continuarmos assim iremos chegar na medalha de ouro rápido.



Atenção!

A partir de agora colocaremos o nome das pessoas que nos enviaram a postagem para a professora Lorena poder pontuar cada um com seus devidos pontos por mérito, ok? :)

Passeio

Vamos contar pouco sobre o passeio:
A Estação Alegria é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. É uma unidade de grande porte, sendo a maior das estações de esgoto operadas pela Cedae e umas maiores do Brasil.

Enviado pela aluna: Leticia Alves.

Email

Email da Professora Lorena: losilva@firjan.org.br
Email da aluna Alonso: bia.crisio@hotmail.com
Email da aluno Yasmin: yasmin.d.c@hotmail.com
Email da aluna Imenes: poohbooh26@live.com
Email da aluna Villarinho: byribete@hotmail.com
Email da aluna Amanda: mandioka.abreu@hotmail.com

Mande você também sua postagem! 

Jogos!


Jogos do Só Português

"Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. Estude brincando!"



http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php


Jogo da Lusofonia

Um jogo divertido sobre os países de língua portuguesa. Com 265 questões de escolha múltipla, o jogo sobre os temas: História, Geografia, Cultura, História da Língua, Expressões e Provérbios. Jogue individualmente ou em equipe (até 3 jogadores) e aprofunde os seus conhecimentos sobre os países lusófonos! Clica Aquihttp://i.ixnp.com/images/v3.88/t.gif para jogar.

Bem vindos!

Bem vindos ao blog do SESI Jacarepaguá, 6o ano.
Logo teremos mais posts.
Beijos, Equipe de criação do blog :)